Sobre o Coletivo...

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
O Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela é um espaço de diálogo proposto por angoleiras de diferentes grupos de capoeira angola que atuam na cidade de Porto Alegre/RS (Brasil) para discutir relações de gênero na capoeira e levar essa discussão a diferentes públicos. Tem por objetivo, também, fortalecer as práticas capoeirísticas e iniciativas das angoleiras através da união de esforços e troca de experiências. Nas nossas reuniões procuramos vivenciar juntas a capoeira cantando, tocando, treinando e conversando para que essa troca aconteça efetivamente. Desta forma, acreditamos que poderemos firmar este movimento FEMINISTA de angoleiras e promover uma cultura de paz e igualdade nas relações de gênero dentro da capoeira.

Como esse Quilombo se formou

O primeiro encontro do Coletivo aconteceu no 6 de setembro de 2006. O propósito imediato da reunião era a elaboração de um projeto para concorrer ao Edital Capoeira Viva 2006. Estavam presentes nesse primeiro momento 6 angoleiras: Alessandra Carvalho, Viviane Malheiro, Ana Margarida, Mariola López, Renata Gomes Loureiro e Fernanda Cavol. Depois desse primeiro encontro, nos reunimos uma vez por semana ou a cada quinze dias para discutir o nosso projeto, que planejava uma série de atividades a serem realizadas com motivo do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, de 2007. Nosso projeto não foi contemplado, mas mesmo assim continuamos nos reunindo para organizar a nossa participação nos "16 Dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres" em Porto Alegre, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro de 2006. Nas nossas reuniões também começamos a trocar experiências e vivências dentro da capoeira, tocamos e cantamos juntas, treinamos ao ar livre e conversamos sobre a possibilidade de criar um movimento feminino de angoleiras, convidando outras capoeiristas, para promover uma cultura de paz e igualdade nas relações de gênero dentro da capoeira, assim como também dar visibilidade ao trabalho das angoleiras e apoiar as suas iniciativas. Atualmente, as angoleiras que organizam as atividades do Coletivo e convocam as reuniões são: Ana Margarida, Ana Paula Stock, Fabiane Werhli, Fernanda Cavol, Giesele Flores, Ivânia Kunzler, Mari Verri, Mariola López e Renata Gomes Loureiro. Capoeiristas que compõem 4 grupos de Porto Alegre, sendo que algumas integrantes se mudaram do RS, mas continuam participando das discussões e representando o Coletivo nas suas regiões.
Como o Quilombo de Quariterê, comandado pela nossa inspiradora Teresa de Benguela, o Coletivo de Angoleiras é um espaço para o convívio em igualdade, o respeito à diferença e a resistência e combate a formas de discriminação e exclusão, com independência e autonomia para escolher os nossos caminhos e decidir as nossas ações.

Sejam bem-vind@s!!

domingo, 29 de março de 2009

Lá vai a bandeira!!!






Enquanto as minhas fotos não estão prontas, podem ver a bandeira que foi confeccionada dia 8 de Março nas fotos que encontrei na net da Manifestação pelos Direitos dos Imigrantes (dia 15 de Março, em Lisboa). Vejam se conseguem achar o retalhinho do Coletivo!...
Também podem ver vídeos da manifa nestes links:
Alguns dos lemas da manifestação foram "Contra a Europa Fortaleza" e Contra a "Diretiva da vergonha". Essa Diretiva, oficialmente chamada de Diretiva de Retorno de Imigrantes, estabelece que apartir de 2010, os imigrantes sem-documentos (inclusive menores de idade) poderão ser mantidos presos durante até 18 meses (por uma simples falta administrativa, não criminosa), antes de ser deportados aos seus países de origem, com a proibição de voltar à União Européia em 5 anos.
Essa Diretiva criminaliza a imigração e vai contra o estabelecido na Declaração dos Direitos do Homem:

Artigo 13.º
1. Toda a pessoa tem o direito de livremente circular e escolher a sua residência no interior de um Estado.
2. Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país.

Ainda temos que lutar muito!
Ficar calad@s, nunca!

Saudações primaverais,
Maria.

sábado, 21 de março de 2009

Próxima reunião do Coletivo - Tod@s convidad@s

Unir forças, fazer atividades, promover reflexões, esses são nossos objetivos.
O que: Reunião mensal do Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela de Porto Alegre
Local: Redenção (ao lado do Araujo Viana)
Dia: 29/03/2009 - Domingo
Horário: 15 horas
Duração: 2 horas
Pautas: - Avaliação - Participação nas atividades relativas ao 8 de março
- Organização do Coletivo para outras atividades

Se chover, será na Lancheria do Parque.

domingo, 15 de março de 2009

Cordel dos Excomungados
I
Peço à musa do improviso
Que me dê inspiração,
Ciência e sabedoria,
Inteligência e razão,
Peço que Deus que me proteja
Para falar de uma igreja
Que comete aberração.
II
Pelas fogueiras que arderam
No tempo da Inquisição,
Pelas mulheres queimadas
Sem apelo ou compaixão,
Pensava que o Vaticano
Tinha mudado de plano,
Abolido a excomunhão.
III
Mas o bispo Dom José,
Um homem conservador,
Tratou com impiedade
A vítima de um estuprador,
Massacrada e abusada,
Sofrida e violentada,
Sem futuro e sem amor.
IV
Depois que houve o estupro,
A menina engravidou.
Ela só tem nove anos,
A Justiça autorizou
Que a criança abortasse
Antes que a vida brotasse
Um fruto do desamor.
V
O aborto, já previsto
Na nossa legislação,
Teve o apoio declarado
Do ministro Temporão,
Que é médico bom e zeloso,
E mostrou ser corajoso
Ao enfrentar a questão.
VI
Além de excomungar
O ministro Temporão,
Dom José excomungou
Da menina, sem razão,
A mãe, a vó e a tia
E se brincar puniria
Até a quarta geração.
VII
É esquisito que a igreja,
Que tanto prega o perdão,
Resolva excomungar médicos
Que cumpriram sua missão
E num beco sem saída
Livraram uma pobre vida
Do fel da desilusão.
(...)
X
E esta quem me contou
Foi Lima do Camarão:
Dom José excomungou
A equipe de plantão,
A família da menina
E o ministro Temporão,
Mas para o estuprador,
Que por certo perdoou,
O arcebispo reservou
A vaga de sacristão.
Autor: Miguezim de Princesa - Poeta popular, paraibano radicado em Brasília.

fonte http://www.ccr.org.br/default.asp - Comissão de Cidadania e Proteção. Apoio político no caso da menina de 9 anos, submetida a um aborto legal em consequencia da violência sexual e risco de vida.

domingo, 8 de março de 2009

No 8 de março de 2009...

Foi o terceiro Dia Internacional da Mulher que o Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela passa, desejo muitos outros 8 de março. Não é só uma data, mas um momento de reflexão e, sim, transformação! Referente a esta data e os debates sobre as relações de gênero, três integrantes do Coletivo participaram hoje da atividade do Grupo de Capoeira Angola Raízes do Sul e também iremos participar do evento organizado pelo grupo Africanamente, chamado Adão, Adão, cadê Salomé, Adão?
As dificuldades estão aí para superarmos, assim como acontecem com outros coletivos de mulheres e muito temos a aprender e crescer!
Um agradecimento à contra-mestra Cristina/Angoleiras do Rio (RJ), que damos início a essa troca de experiências!
Renata Gomes Loureiro - Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela.

8 de Março em Lisboa

Fez um dia lindo de sol e alguns grupos (Casa do Brasil de Lisboa, Ela por Ela - Editora Feminista, Marcha Mundial das Mulheres, Não te prives - Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, Solidariedade Imigrante, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta) tinham convocado um encontro na Alameda Afonso Henriques. Nesta explanada verde junta-se muita gente os finais de semana, para passear e aproveitar o sol. Por volta das 12h foram chegando as companheiras e companheiros de reivindicações. Colocaram, no alto da enorme fonte luminosa que preside a Alameda, um enorme cartaz com as frases:

SOMOS FEMINISTAS E O MUNDO VAMOS MUDAR
IGUALDADE PARA TOD@S

Houve pique-niques improvisados, batucada do grupo Ritmos de Resistência e a confeção de uma grande bandeira de retalhos com os símbolos de diferentes agrupações presentes. Quem não tinha bandeira, podia pintar lá mesmo um retalho com uma mensagem. As crianças que estavam por lá, pintaram desenhos no mais puro estilo abstrato. Uma delas deixou a sua mensagem: "Todos somos animais". Outra: "Mulher é como estrela: brilha sempre".

Eu, Maria, em nome do Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela, participei da pintada coletiva. Estive conversando com a Ana, que pintou num retalho: "Tristeza de Mindje de Guiné-Bissau" (Mindje é Mulher em crioulo). Explicou-me essa sua tristeza pela situação política delicada que vive o seu país. Ela mora em Lisboa há um tempo e está lutando para trazer os seus três filhos legalmente para Portugal, parece que já tem os papéis, só não tem o dinheiro. Mas com a morte do presidente do seu país, tem medo de que as coisas se compliquem, porque, diz, aqui não sabemos exatamente o que está a acontecer lá.

Conversei também com a Ernestina, de Moçambique, que mora também em Lisboa. Ela costurou com capricho muitos dos retalhos que iam ficando prontos. Dizia que gostava de costurar, mas que a vista não era boa... depois da costura, se despediu e disse que ia trabalhar ainda duas horas, antes de ir para casa.

A bandeira ficou muito bonita, colorida, com as bandeiras de Cabo Verde, a Galiza, os Sem Terra, a Via Campesina, Portugal, a Marcha Mundial das Mulheres, os desenhos das crianças... vai ser utilizada no próximo domingo na Manifestação pelos Direitos dos/as imigrantes.

Companheiras e companheiros, espero que este dia tenha sido proveitoso também aí em Porto Alegre!
Beijos e saudades.
Maria.

P.S. Em breve colocarei aqui as fotos que tirei.