Sobre o Coletivo...

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
O Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela é um espaço de diálogo proposto por angoleiras de diferentes grupos de capoeira angola que atuam na cidade de Porto Alegre/RS (Brasil) para discutir relações de gênero na capoeira e levar essa discussão a diferentes públicos. Tem por objetivo, também, fortalecer as práticas capoeirísticas e iniciativas das angoleiras através da união de esforços e troca de experiências. Nas nossas reuniões procuramos vivenciar juntas a capoeira cantando, tocando, treinando e conversando para que essa troca aconteça efetivamente. Desta forma, acreditamos que poderemos firmar este movimento FEMINISTA de angoleiras e promover uma cultura de paz e igualdade nas relações de gênero dentro da capoeira.

Como esse Quilombo se formou

O primeiro encontro do Coletivo aconteceu no 6 de setembro de 2006. O propósito imediato da reunião era a elaboração de um projeto para concorrer ao Edital Capoeira Viva 2006. Estavam presentes nesse primeiro momento 6 angoleiras: Alessandra Carvalho, Viviane Malheiro, Ana Margarida, Mariola López, Renata Gomes Loureiro e Fernanda Cavol. Depois desse primeiro encontro, nos reunimos uma vez por semana ou a cada quinze dias para discutir o nosso projeto, que planejava uma série de atividades a serem realizadas com motivo do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, de 2007. Nosso projeto não foi contemplado, mas mesmo assim continuamos nos reunindo para organizar a nossa participação nos "16 Dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres" em Porto Alegre, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro de 2006. Nas nossas reuniões também começamos a trocar experiências e vivências dentro da capoeira, tocamos e cantamos juntas, treinamos ao ar livre e conversamos sobre a possibilidade de criar um movimento feminino de angoleiras, convidando outras capoeiristas, para promover uma cultura de paz e igualdade nas relações de gênero dentro da capoeira, assim como também dar visibilidade ao trabalho das angoleiras e apoiar as suas iniciativas. Atualmente, as angoleiras que organizam as atividades do Coletivo e convocam as reuniões são: Ana Margarida, Ana Paula Stock, Fabiane Werhli, Fernanda Cavol, Giesele Flores, Ivânia Kunzler, Mari Verri, Mariola López e Renata Gomes Loureiro. Capoeiristas que compõem 4 grupos de Porto Alegre, sendo que algumas integrantes se mudaram do RS, mas continuam participando das discussões e representando o Coletivo nas suas regiões.
Como o Quilombo de Quariterê, comandado pela nossa inspiradora Teresa de Benguela, o Coletivo de Angoleiras é um espaço para o convívio em igualdade, o respeito à diferença e a resistência e combate a formas de discriminação e exclusão, com independência e autonomia para escolher os nossos caminhos e decidir as nossas ações.

Sejam bem-vind@s!!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

PROGRAMAÇÃO 6 DE SETEMBRO




Confiram a programação para a tarde de 6 de setembro e venham comemorar conosco nosso segundo aniversário!!

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá Camaradinhas do C.Teresa de Benguela, é com muito prazer e orgulho que recebo essa comunicação de vcs, estava mesmo querendo saber d´oces. Sou Sonia, uma das fundadoras do Coletivo de Angoleiras do Rio e a Mestre Janja já havia me falado de vcs rapidamente, gostaria de continuar recebendo nóticias, e quem sabe um dia pensar num encontro dos coletivos.
Um forte abraço e muito Asè a todas!
Sonia Maria

Anônimo disse...

Oi Sonia!
Legal receber notícias das companheiras! Enviamos também um forte abraço daqui e vamos continuar conversando. Podem nos contatar através do teresadebenguela@gmail.com, adorariamos receber notícias também de vocês. E vamos conversando por aí até a gente quem sabe se encontrar, ne?
Abraços!
Maria.

Anônimo disse...

Mais uma "primavera" completa o Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela, parabenizar e desejar muito asé para aquel@s que compartilham dos mesmos ideais ou um mundo mais equilibrdo é o mínimo que se faz, principalmente estando longe fisicamente.
Agradeço aos apoiador@s,
Asé.
Ana Margarida

Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela disse...

Mais uma "primavera" completa o Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela, parabenizar e desejar muito asé para aquel@s que compartilham dos mesmos ideais ou um mundo mais equilibrdo é o mínimo que se faz, principalmente estando longe fisicamente.
Agradeço aos apoiador@s,
Asé.
Ana Margarida

Unknown disse...

Salve, Salve o Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela. Muito proveitoso o vídeo, o debate, a roda, o Afoxé enfim, toda programação do evento do 2* aniversário do coletivo.
E é isso mesmo, temos de dialogar sempre e muito, para resgatar respeito, reconhecimento e consideração devido às mulheres, equilibrando a relação de gêneros.
Abração e consolidação maiores ainda ao coletivo.
Cristiano Amaral - Africanamente

Anônimo disse...

Oi Cris!
Agradecemos a tua felicitação e a tua participação no sábado. Que bom que tu gostou das atividades. Te esperamos em outras ocasiões! Para ficar por dentro, entra no blog de vez em quando ou escreve para o teresadebenguela@gmail.com
Abraço!
Maria.

MESTRE JOKA disse...

Eaí beleza! Eu agradeço o convite para participar deste evento, e fico feliz por existirem iniciativas como esta.Parabéns!

Anônimo disse...

Joka, Camarada de boas - poucas, mas boas rodas!!!
O Coletivo chegou pra ficar junt@s teremos muito mais mandingas, sabedorias e muitas trocas de experiências.
Até a volta que o mundo dá...
Ana Margarida